Casualidade pontual

16:20

O miúdo vem sentar-se perto do meu banco e saboreia o seu almoço tardio: batatas fritas Matutano e Coca-Cola a acompanhar. Está sozinho e observa os autocarros que chegam e partem naquele frenesim tipicamente citadino. Agora olha para o chão e talvez pense na vida ou antes naquilo que vai fazer a seguir. Não sei mas, mesmo sem lhe ver o rosto, parece-me triste…
Chega-me ao nariz o cheiro das batatas fritas com sabor a presunto e aos ouvidos, o som do pousar da lata sobre o cimento. Encostou-se. Parou de comer e, desta vez, observa os carros parados nos semáforos.
Reparo outra vez nele porque acaba de dar um pontapé na lata vazia que roda pelo chão. Ele permanece de costas para mim, mas sei que pertence a outro tempo que não o meu. Lembro-me que, mesmo quando saia tarde das aulas, a minha mãe deixava sempre o almoço bem confeccionado, que eu tinha apenas que aquecer. Este miúdo digere apenas um almoço altamente calórico, comprado se calhar por ele próprio porque mais ninguém se preocupou em lho providenciar. É essa a grande diferença entre aqueles que são jovens hoje e os que o serão amanhã.
As crianças começam a conhecer a solidão desde muito cedo e, com isso, o egoísmo e a amargura. Os pais têm cada vez menos tempo para lhes dedicar e quando o têm nem sempre o reservam para esse convívio pois, pela força do hábito, é preferível "descuidar". Não será muito mais cómodo dar uns trocos aos filhos para que vão almoçar fora do que cozinhar, sujar loiça e arrumar? Eles que se entretenham no cinema ou no shopping, não importa com quem desde que saiam de casa e não os importunem. Se estão em frente ao televisor ou enfiados no quarto a jogar videojogos para quê incita-los a dar um passeio conjunto e respirar outro ar?
Já não sabemos perceber que os sorrisos em miúdos são cada vez menos abertos e cada vez mais escassos... E é assim que deixamos que as nossas crianças se percam num labirinto do qual nunca encontrarão saída, porque nós falhamos.

Hoch

You Might Also Like

3 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue