Sentidos em narrativa

02:27

Mesmo em frente, uma pequena e tosca chaminé está plantada sobre um telhado de lousa. Usa um chapéu de ferro que obriga o fumo a revolutear, desenhando curvas e contracurvas no ar. Essas trajectórias são ainda perturbadas pela chuva que cai sem pedir licença. Ao largo, uma cegonha cruza o céu.

O barulho de um motor chega cortado pelo burburinho das crianças que se abrigam debaixo dos varandins. Há ferrugem nas grades enviuvadas, fazendo lembrar os ganchos espetados num pedaço de papel velho e esquecidos no fundo da gaveta.

O pêlo do gato pardacento roça as minhas meias de vidro. Enxoto-o com a mesma solenidade dos sinos a rebate. Um miar estridente é, imediatamente, abafado pela minha tosse súbita. Pula o muro num ápice e olha-me de esguelha, enquanto se aproxima do beiral.

Neste pátio interior, de escassos metros quadrados, a ala esquerda está ocupada por uma mesa e três cadeiras solitárias. Sobre o tampo de mármore repousa um prato de esmalte, com chouriço fumegante. Esse aroma trepa pelas narinas com a mesma voracidade daqueles dias em que não se toma o pequeno-almoço e qualquer banalidade gastronómica sabe a iguaria típica.

Mas há mais: tentadoras rodelas de salpicão, queijo amanteigado e fresco, fogaça cortada longitudinalmente, vinho rubro em caneca de barro e uma torta polvilhada com raspa de laranja. No espaço que sobra da toalha, erguem-se dois copos e igual número de pratos rasos. Os guardanapos em tons de amarelo estão dobrados com o mesmo esmero com que se vincam as calças.

Reparo, também, nas hortênsias cor-de-rosa que pendem sobre um pesado vaso, encostado ao canto. Cada flor é, em si, uma prole de filhas pequenas, perfeitas e ingénuas. Ao seu lado, esbraceja o loureiro, que impressiona pelo tamanho e pela frescura das suas folhas.

Cheira a terra molhada, intercalado por uma aragem a feno ceifado num prado próximo. A brisa faz-me cócegas nas mãos transpiradas que sossegam no regaço. O portão esguicha para deixar entrar o tabuleiro de onde sobressai a face morena do leite-creme.

You Might Also Like

1 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue