Realização

11:44

A plena realização do Homem depende da sua fidelidade à sua vocação e entenda-se vocação como tudo aquilo que o completa e preenche a todos os níveis (profissional, afectiva, cultural, pessoal e socialmente). Às vezes, a leitura de um bom livro, a música de um CD, a mensagem do telemóvel, a palavra de um amigo, uma citação ouvida ao acaso, pode significar momentos de lucidez e discernimento quando nada para nós parece convenientemente definido.

Somos, tantas vezes, inconscientemente egoístas... Quando não percebemos que por detrás de um telefonema, de um e-mail, de um convite está um pedido de ajuda, alguém a solicitar a nossa atenção, no fundo a reclamar um pouco do nosso carinho. Muitas vezes não somos capazes de dar resposta, ou porque interpretamos as coisas linearmente, sem tentar descortinar um outro significado, ou porque andamos ocupados com outras coisas que nos absorvem.

A plena realização do Homem é muito frágil e precária. Basta que seja necessário cumprir exigências profissionais para comprometer a realização do Homem a um nível pessoal, impedindo-o de passar mais tempo com quem gosta. Basta que a vida social seja tão agitada que nos deixa surdos às nossas necessidades pessoais, que não nos dá espaço para ter um tempo de silêncio e um espaço de solidão. Basta que no plano afectivo as coisas não corram tão bem como desejaríamos para pôr em causa a nossa eficiência nas restantes áreas.

Em busca dessa plena realização esquecemo-nos de verificar se a nossa verdadeira vocação ainda se mantém fiel àquilo que nos dá satisfação e prazer.

You Might Also Like

1 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue