Umas palavras de William Shakespeare

04:22

Eu aprendi
que a melhor sala de aula do mundo está
aos pés de uma pessoa mais velha;

[só o partilhar das experiências de quem já se encarregou de as arrancar dos dias,
nos permite construir uma sabedoria útil]

Eu aprendi
que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;


[não há nada mais apaziguador do que sustentar nos braços a respiração tranquila do sono de uma criança]

Eu aprendi
que ser gentil é mais importante do que estar certo;

[o tratamento cordial que prestamos às pessoas com quem nos relacionamos fomenta uma convivência salutar]

Eu aprendi
que nunca se deve negar um presente a uma criança;


[certamente que uma das piores coisas é desfazer as ilusões que povoam a inocência de uma criança, portanto, porquê acabar com essa magia?]

Eu aprendi
que eu sempre posso fazer uma prece por alguém
quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;

[quando desejamos para alguém algo com muita intensidade (como o único modo que nos resta para ajudar), a força do nosso desejo contribui para a sua concretização]

Eu aprendi
que não importa quanta seriedade a vida exija de você,
cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;

[sem dúvida que sem um (no mínimo!) amigo brincalhão por perto seria impossível aguentar a seriedade que a vida nos impõe]

Eu aprendi
que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar
e um coração para nos entender;

[é na segurança de uma mão que se estende a compreensão, a paciência e a presença e é num coração puro que se oferece o melhor da vida]

Eu aprendi
que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto;


[as vivências que os nossos pais nos proporcionam são manuais importantes para regermos a nossa vida quando ela ganha proporções de responsabilidade]

Eu aprendi
que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;

[é com aquilo que Deus nos nega que aprendemos a contornar as dificuldades e a descobrir as alternativas]

Eu aprendi
que dinheiro não compra "classe";


[o dinheiro deve ser colocado ao serviço das nossas necessidades e ter sempre presente que o que verdadeiramente importa não tem um preço venal, conquista-se]

Eu aprendi
que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espectacular;

[este é um dos segredos para não deixarmos que os dias passem por nós de uma forma leviana e fugidia, temos que prestar atenção ao dia de hoje, para que possamos guardar o ontem e desenhar um amanhã mais risonho]

Eu aprendi
que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada;

[todos nós temos as nossas fragilidades, os nossos momentos de desânimo e exaustão, e basta apenas a disponibilidade de uns ouvidos para escutar e pureza de um coração para interpretar como deve ser]

Eu aprendi
que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa?


[não se faz tudo num dia, mas devemos fazer o máximo que estiver ao nosso alcance em cada dia]

Eu aprendi
que ignorar os factos não os altera;

[por mais custoso que seja o acto de encarar de frente os factos que preferiríamos não ver, eles não desaparecem por fecharmos os olhos]

Eu aprendi
que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

[não conseguimos evitar que nos magoem, porém está nas nossas mãos limitar o tempo e as condições em que nos continuam a magoar]

Eu aprendi
que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

[se bem que o tempo cura as feridas de um amor]

Eu aprendi
que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é cercar-me de gente mais inteligente do que eu;

[o outro é sempre mais inteligente do que nós num qualquer aspecto, embora a maioria das vezes nos esqueçamos que, de facto, temos sempre muito a aprender com qualquer pessoa]

Eu aprendi
que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;


[haverá melhor forma de brindar um desconhecido?]

Eu aprendi
que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;


[ainda que digam que o amor nos deixa “cegos”, não é menos verdade que o seu poder transformador é o único caminho para procurar a perfeição possível]

Eu aprendi
que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;


[não deixa de ser complicado quando as circunstâncias da vida são demasiado duras e a nossa força começa a desfalecer; eis que surge a necessidade de ressurgir com a força de um gigante que evite que desistamos da essência dos nossos sonhos]

Eu aprendi
que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.


[há um reaproveitamento constante das escolhas que fazemos, é como uma encruzilhada, na qual estamos todos ligados: as escolhas de que eu abdiquei corresponderão às primeiras opções de outra pessoa]

Eu aprendi
que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;


[costumo defender que os portos seguros demoram muito tempo a descobrir-se e que a felicidade não pára sempre nem por muito tempo no mesmo lugar]

Eu aprendi
que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;

[guardemos as palavras doces e gentis para quando elas nasçam da alma e possam ser devidamente entendidas e valorizadas]

Eu aprendi
que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;

[qualquer um se pode submeter (sem prejuízo do seu livre-arbítrio) à doce ditadura do sorriso]

Eu aprendi
que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

[podemos sempre admitir, contrariar ou ignorar o que sentimos, mas jamais podemos evitar que isso tenha influências em nós]

Eu aprendi
que todos querem viver no topo da montanha, mas
toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

[o gozo de chegar às metas não existe na dimensão do pico atingido; se não formos retirando dos obstáculos, que vamos ultrapassando, a força da persistência e o orgulho de lhes sobreviver]

Eu aprendi
que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte;


[eu defendo mais a ideia pessoana de que dar um conselho é não respeitar a faculdade de o outro errar e aprender a seguir]

Eu aprendi
Que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.

[quanto menor é o tempo disponível, mais as nossas capacidades de gestão de tempo, tarefas e afectos são exploradas e, consequentemente, enriquecidas]

William Shakespeare

Eu aprendi com estas palavras que, às vezes, é à mesa de um café, num momento impreciso de uma noite fresca de Verão, que alguém, de uma forma simples e intuitiva (mas certeira!), nos recorda algumas evidências e nos atinge no ponto necessário.

You Might Also Like

4 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue