Contingências circunstanciais

08:45

Soubesses tu lidar com as contingências acidentais, afectas a terceiros, e não te deixarias incomodar. Viverias tranquilo, sem carregar o silêncio que pesa por testemunhar as pequenas injustiças.

Nesses jogos de poder camuflado, há sempre uma parte que jamais tem possibilidade de ganhar. O elo mais fraco depende das cedências que faz ao elo mais forte para se manter em jogo.

Sim, pequeno sonhador, em qualquer lado há descontentamento, desinteresse e falta de entusiasmo pelo que se faz. Também já o senti, mas fui capaz de contrariar. Eu sei que estás assustado, mas é preferível que te consciencializes que, hoje, ninguém respeita ninguém.

Atropelamentos. Empurrões. Fintas. Rasteiras. Premeditações. Calculismo. Frieza. Vale tudo! São tomadas decisões irrevogáveis, sem deliberações. E é assim, dessa forma simplista e vergonhosa, que se perdem talentos, se destroem motivações, se desvalorizam remorsos e se destronam consciências.

Não se consideram os esforços, os empenhamentos desmedidos e os sacrifícios injustificáveis. O mérito esse vai para quem pouco percebe, mas sabe dizer umas coisas engraçadas ao jeito de uma publicidade barata que ainda assim chama a atenção pelo ridículo.

As pessoas subjugam-se às tiranias da vaidade prepotente, alicerçadas numa arrogância nojenta. Sei o que te revolta. Essa naturalidade com que se abraça para apunhalar pelas costas de forma insensível.

Não te sintas culpado pelo silêncio desanimado de quem testemunha as arbitrariedades, consentindo nesse pacto tácito fingir normalidade. Se ao menos pudesses pôr um pouco de justiça para reunir os equilíbrios balançantes, mas não podes.

Ao dares o próximo passo, cuidado com as sombras que crescem atrás de ti. Ao fazeres um elogio, cuidado com o tom que usas. Ao dares o melhor de ti, cuidado com a factura que acabará por te chegar a casa ainda antes de saíres. Ao investires o teu tempo, cuidado com a exigência do “aqui e agora para já”. Ao voltares-te para ti, cuidado para evitar que um dia não te reconheças.

You Might Also Like

1 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue