Filosofia por e-mail!

15:44

Há alguns dias recebi um e-mail que contava a história de um professor de filosofia que recorreu a um frasco, grande e vazio, de maionese para ensinar algo muito interessante… Aqui fica a história:

Numa aula de filosofia, o professor, sem proferir uma palavra, encheu um frasco vazio de maionese com bolas de golfe. Em seguida, perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Todos responderam que “sim”. Depois, o professor pegou numa caixa de fósforos e despejou alguns para dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. No final, o professor voltou a perguntar aos estudantes se o frasco estava cheio. Novamente a resposta foi afirmativa. Posteriormente, o professor derramou areia para o interior do frasco, preenchendo os espaços vazios. Mais uma vez, o professor questionou os alunos se o frasco estava cheio. A resposta foi um “sim” retumbante. De seguida, o professor adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Nesta ocasião, ouviram-se os risos dos estudantes.
Quando os risos terminaram, o professor comentou: "Quero que percebam que este frasco é a Vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, como Deus, a Saúde, a Família, os Amigos e todas as coisas que vos apaixonam. As bolas de golfe correspondem às coisas que mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria preenchida. Os fósforos são as outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro, as férias, etc. A areia é tudo o resto, ou seja, as pequenas coisas.
Se, em primeiro, colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece na Vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas pequenas coisas, nunca teremos lugar para as coisas que são realmente importantes. Portanto, há que prestar atenção às coisas que realmente importam, estabelecendo prioridades, porque o resto é só areia."
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: «-Então e o que representa o café?»
O professor sorriu e disse: "Ainda bem que perguntas! Isso é só para lhes mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo."

You Might Also Like

1 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue