“A última coisa que se sabe quando se realiza um trabalho é saber por onde começar.”

16:26

Hoje resolvi pegar nesta citação, proferida por Blaise Pascal, porque encerra em si uma verdade incontornável. De facto, quando temos que fazer algo nunca sabemos por onde começar: faltam as ideias, adiamos ao máximo passar à acção, sentimo-nos um pouco desorientados. Acontece com qualquer projecto em que nos envolvemos, com qualquer trabalho em que nos empenhemos, com qualquer estudo que empreendemos, etc. Não menos verdade é que quando as coisas têm um bom princípio, o caminho a percorrer é menos custoso. Logo, o que realmente custa é mesmo começar algo... Depois dos primeiros passos, chovem as ideias, percorre-nos a motivação, esforçamo-nos com satisfação, esperamos alcançar os objectivos, sentimo-nos realizados com aquilo que é o produto final do nosso trabalho e temos orgulho na nossa “obra”.
Este tema vem a propósito do post de hoje, que corresponde ao número 100 do total de posts deste blog. Quando criei o meu espaço na Internet, não fazia ideia da importância que este projecto viria a ter para mim, precisamente porque não sabia por onde começar exactamente… A cada dia que escrevo é também um pouco assim; nunca sei muito bem sobre o que escrever. Ás vezes, as cenas do quotidiano servem de ponto de partida, outras vezes, arranjo fragmentos de inspiração passageira. A seguir, basta explorar o assunto até atingir algo que me pareça ter o mínimo de interesse.

Escher

Em trabalho ou em lazer, as coisas significativas para nós começam sempre por nos passar ao lado (se calhar porque não captamos quando elas começam exactamente). São coisas pequeninas, coisas simples, coisas imperceptíveis, que passado um tempo de contemplação, de contacto, de conhecimento, de construção se tornam em coisas que nos completam. Foi assim que aconteceu com este blog…
Mesmo que não saibam por onde começar, comecem algo! Só assim vão perceber que começaram e descobrir como continuar.

You Might Also Like

1 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue