Chá: “amigo de todas as horas”

08:46

À hora que escrevo são as 5 da tarde, a tradicional hora do chá. Assim, resolvi pegar num texto que li sobre os benefícios do chá.
Um antigo provérbio chinês defende que “é melhor ficar privado de comida três dias do que um dia que seja sem chá”. De facto, o chá tem efeitos benéficos para a saúde e para o bem-estar do ser humano.
Um dos mitos que está associado à origem do chá, diz que Buda estava sentado a beber uma chávena de água quente quando uma folha de cameleira lhe caiu no recipiente. A Oriente, há pelo menos quatro mil anos que o chá serve para curar depressões ou afastar dores de cabeça. Mais renitentes, os ocidentais levaram algum tempo a reconhecer as propriedades medicinais do chá.

Há dois principais tipos de chá e estão conotados com duas civilizações distintas. O conhecido chá verde tem sido historicamente utilizado na Ásia, enquanto o chá preto (muito mais “fermentado”) é de uso britânico, desde que Catarina de Bragança o introduziu naquele país. A cor é proporcional ao grau de oxidação a que as folhas estão sujeitas. Assim, pode-se distinguir ainda o chá branco (mais raro e caro) e o oolong (intermédio no grau de fermentação, entre o chá verde e o chá preto).

Recentemente, os investigadores concluíram que os antioxidantes da bebida são preciosos no combate a certas variantes de cancro e insuficiências cardíacas (enfarte do miocárdio ou doença coronária), bem como o refortalecimento do sistema imunitário deprimido, o ataque às infecções ou a prevenção da artrite reumatóide.
Diurético e fortemente estimulante, o chá possui teofilina, teobromina e, sobretudo, cafeína. Muitos evitam o chá por causa da cafeína nele contida, porque pode revelar-se uma fonte de agitação ou insónias. Contudo, o chá cafeinado é poderoso no combate aos agentes depressores do sistema nervoso central, segundo o artigo de João Lopes Marques.

Além de todas as vantagens supra-referidas, um chá sabe sempre bem a qualquer hora (atenção é aos aditivos como o açúcar que diminuem os benefícios do chá). Quantas vezes, tomar um chá a acompanhar uma conversa não se torna inquestionavelmente agradável? Por isso, agora que já conhecem algumas das virtudes do chá, não se façam rogados: ofereçam-no às vossas visitas e degustem!

You Might Also Like

4 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue