E a Igreja da Sé

04:26

Templo do século XVI, a Sé foi fundada pelo Duque D. Teodósio e pela Câmara. Nos meados do século XVI estaria pronto, neste local, um convento para as Freiras Clara – construído em terrenos pertencentes ao Mosteiro de Castro de Avelãs. Em 1562 instala-se no edifício um colégio da Companhia de Jesus. A igreja, de uma única nave, apresenta um “hibridismo maneirista – barroco” em virtude das reformas feitas, pelos Jesuítas, nos séculos XVII e XVIII. Com a expulsão da Ordem (1759), novos arranjos foram feitos para instalar o Seminário Diocesano (1766) e quando são atribuídas funções de catedral ao templo (1768). Após a sua expulsão dos Jesuítas, o templo reverteu à Coroa e foi mais tarde doado à mitra de Miranda do Douro, pouco depois acabou por ser transferida para Bragança.

Merecem referência para além do altar-mor, do claustro, da galilé e do janelão maneirista (1685), as pinturas no tecto apainelado da sacristia e nos quadros que ladeiam o arcaz (século XVII). Referência ainda para um portal renascença com influxos barrocos.

(para que conste que nem sempre é fácil obter certas fotografias, estas duas últimas foram conseguidas "clandestinamente")

You Might Also Like

2 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue