Tende pena!

15:40

Se há coisa que me tira do sério é mesmo laivos de machismo em pessoas que parecem ser muito inteligentes e que ficaram consagradas nalgumas páginas da História, sejam eles políticos, filósofos, legisladores, escritores, etc. O que escrevi é válido também para todos os que, ainda hoje, concordam com estas ideias estupidificantes que passo a transcrever:

Zaratustra (filósofo persa, século VII a.C.): "A mulher deve adorar o homem como a um Deus. Todas as manhãs, por nove vezes consecutivas deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: Senhor que desejais que eu faça?"

Péricles (político democrata ateniense, século V a. C.): "As mulheres, os escravos e os estrangeiros não são cidadãos."

Demóstenes (político ateniense, século IV a. C): "A mulher deve pedir ao seu marido, antes de ele morrer, que ele lhe designe um tutor, ou até, se for da conveniência dele, um segundo marido."

Aristóteles (filósofo, século IV A.C.): "A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior."

Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos, escrito por Maomé no século VI, sob inspiração divina): "Os homens são superiores às mulheres porque Deus lhes outorgou a primazia sobre elas. Portanto dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las: deixá-las sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher."

São Tomás de Aquino (teólogo italiano, século XIII): "Para a boa ordem da família humana, uns terão que ser governados por outros mais sábios que aqueles; daí a mulher, mais fraca quanto ao vigor da alma e força corporal, estar sujeita por natureza ao homem, em quem a razão predomina. O pai tem que ser mais amado do que a mãe e merece maior respeito porque a sua participação na concepção é activa, e a da mãe, simplesmente passiva e material."

Henrique VII (Rei de Inglaterra e chefe da Igreja Anglicana, século XVI): "As crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade para efectuar negócios."

Jean-Jacques Rousseau (escritos francês, precursor do Romantismo e um dos mentores da Revolução Francesa, século XVIII): "Enquanto houver homens sensatos sobre a terra, as mulheres letradas morrerão solteiras."

Napoleão Bonaparte (imperador francês, século XIX): "As mulheres nada mais são do que máquinas de fazer filhos."

Nietzsche (filósofo alemão, século XX) "Vais sair com uma mulher? Leva o chicote!!!"

Há uns bons tempos mandaram-me um e-mail com estas citações lamentáveis, às quais me subtraio o dever de fazer qualquer comentário. Não por falta de argumentos, mas porque as evidências são tão gritantes que nem vale a pena refutar o que roça o ridículo e o absurdo.

You Might Also Like

2 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue