O Castelo de Bragança

15:38

De origem medieval, o Castelo sofreu alterações até ao século XVI. Destaca-se desta fortaleza, de carácter militar, a Torre de Menagem pela sua imponência e pelas janelas de estilo gótico e a Torre da Princesa pelas lendas que a envolvem.

A Torre da Menagem é das mais belas do país, mandada construir no século XV por D. João I, é o melhor exemplar gótico em Trás-os-Montes com reminiscências de certos castelos ingleses de igual período. Apreciem a nobreza e a solidez da Torre de Menagem com 17 metros de lado.

As quatro vigias da Torre de Menagem.

A Torre da Princesa ergue-se no recinto do Castelo e por não se saber a origem da sua denominação tem dado origem a muitas lendas. Sabe-se que não tinha fins militares e que era unicamente uma dependência da casa dos governadores ou alcaides.

A construção do primeiro Castelo inicia-se com D. Dinis nos fins do século XIII. O actual Castelo que, com a sua imponente e original Torre de Menagem, constitui um dos melhores conjuntos de arte guerreira medieval, começou a ser construído, nos primeiros anos do século XV, no reinado de D. João I.

Aqui ficam algumas fotografias, de várias perspectivas, do Castelo e das muralhas...

A Lenda do Castelo de Bragança – mais conhecida por “A Lenda da Princesa”

Reza a lenda que uma belíssima princesa, apaixonada por um judeu guerreiro, recusava todos os pretendentes fidalgos que o tio lhe oferecia. Esperou pelo seu noivo que tinha partido para as lides da guerra. Porém, o seu regresso tardou…
Entretanto, o seu tio que não queria que a sobrinha casasse com o seu amado serviu-se de um estratagema para lhe tentar provar que o seu amado estava morto. Assim, numa noite tempestuosa, entrou no quarto da princesa, fingindo-se de fantasma para a aconselhar a escolher marido. Nesse mesmo instante, a outra porta do quarto abriu-se e um raio de sol iluminou-o, descobrindo-se a sua traição.

A bela princesa, manteve-se na sua torre, esperando o regresso do seu amado. E… numa noite de tempestade, o seu amado apareceu, conseguindo raptá-la, dando-lhe uma espécie de guarda-chuva com o qual ela se lançou em seus braços.


Portanto, se visitarem Bragança, o Castelo é um ponto de passagem obrigatório!

You Might Also Like

4 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue