Um pequeno comentário… antes de continuar…

08:41

Nos próximos dias, proponho-vos uma visita à zona histórica da cidade de Bragança, capital de distrito do Nordeste Transmontano. Para o efeito vou disponibilizar fotografias exclusivas dos principais pontos de interesse turístico, acompanhadas de breves informações. Assim, para quem ainda não conhece é uma oportunidade de aumentar o grau de conhecimento dos encantos que se escondem por Portugal. Espero que aprovem esta ideia e que gostem do que vão ver por aqui…

Um pouco de História para começar

As origens da cidade de Bragança, como povoado, remontam, segundo alguns historiadores, ao século VI da era Cristã. Diz-se também que esta localidade teria sido palco de lutas da reconquista, travadas entre Cristãos e Mouros. Ao certo sabe-se que a actual localização data do final do século XII. Foi em 1187 que D. Sancho I lhe concedeu Foral.

Da Bragança medieval destaca-se o monumental conjunto da Cidadela – a Vila – extenso recinto muralhado, onde se ergue o Castelo, a Igreja de Santa Maria, o Pelourinho e a Domus Municipalis.

Singularíssimo núcleo murado e acastelado, edificada no século XII no lugar de Benquerença, propriedade dos frades beneditinos do poderoso Mosteiro do Castro de Avelãs.

As muralhas, parcialmente edificadas no tempo de D. Afonso III, teriam sido completadas no reinado de D. Fernando.

You Might Also Like

4 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue