Com os deuses gregos…
15:49Géia ou Gaia: Mãe de todos os seres; é a personificação da Terra.
Urano: O primeiro rei do Universo.
Cronos: Deus do Tempo e do Destino.
Zeus: O deus supremo do mundo, é o Deus dos deuses. Presidia aos fenómenos atmosféricos e, como tinha a seu cargo o supremo governo do mundo, zelava pela ordem e harmonia das coisas. Morava no Olimpo.
Hera: Irmã e mulher de Zeus. É a mais excelsa das deusas e a protectora do casamento.
Hestia: Deusa do lar (protectora das casas) e Deusa do fogo e da lareira.
Demeter: Nome que significa Terra-mãe, daí que seja a maior das divindades gregas ligadas à terra produtora.
Apolo: Deus do Sol e das Artes. Apesar de ser o Deus da luz benéfica, Apolo é também concebido como uma divindade maléfica, executora de vinganças. É o Deus da saúde, o inventor da adivinhação, da música e da poesia e condutor das Musas.
Artemis: Deusa da Caça e da Lua. Representava a mais luminosa encarnação da pureza feminina.
Atena: Deusa da Sabedoria, das Artes e das Ciências. Era o símbolo da inteligência, da guerra justa, da casta mocidade e das artes domésticas. É uma das divindades mais veneradas.
Hermes: Deus das Viagens e do Comércio, mensageiro dos deuses. A prudência e a esperteza eram os seus atributos principais.
Afrodite: Nascida da espuma do mar, é a Deusa do Amor e do Prazer. É a deusa mais popular do Olimpo grego, símbolo do amor e da beleza foi, ainda, considerada como divindade guerreira.
Hades: Deus dos Infernos, Senhor do reino subterrâneo. Era irmão de Zeus e o deus das riquezas porque dominava nas profundezas da terra, de onde enviava prosperidade e fertilidade, dai ser considerado como um deus benéfico.
Poseidon: Deus do Oceano e irmão de Zeus. Coube-lhe o domínio dos mares e de todas as divindades marinhas.
Ares: Deus da guerra, filho de Zeus e de Hera. Sedento de desordem e de luta, deleitava-se com a guerra.
Dionísio: Deus da Vegetação, do Vinho e da Embriaguez e do delírio místico. De todas as divindades, era a que mais aproximava dos homens.
Ninfas: Filhas de Zeus, representavam as forças elementares da Natureza. Habitavam os bosques, as fontes, os rios, as grutas, as ilhas. Viviam livres e independentes e eram de grande utilidade aos homens.
4 apontamentos