Hoje convido-vos a "espreitar" o Parque de Serralves...

14:19

Situado bem no coração da cidade do Porto, o Parque de Serralves é um local de refúgio para quem deseja fugir, por algum tempo, ao trânsito caótico, ao movimento agitado da multidão, ao bulício citadino. Com uma extensão de 18 hectares, o Parque de Serralves comporta jardins, pastagens, bosques, um roseiral e até um lago romântico. No Parque encontra-se um ambiente tranquilo, propício a longos passeios. Registem a dica!

O Parque de Serralves foi concluído em 1940, segundo o projecto de Jacques Gréber. Embora seja fortemente influenciado pela escola francesa, o Parque afasta-se do conceito tradicional de jardins vigente no Porto. O Parque de Serralves é um dos mais notáveis exemplos do paisagismo do século XX em todo o mundo. Pela sua dimensão e diversidade paisagística, além do excelente estado de conservação, o Parque de Serralves tem um papel fulcral na promoção da qualidade ambiental da cidade.

No extremo deste jardim, há uma escadaria que conduz a um pequeno lago, denominado "Lago Romântico". A partir desse ponto, o eixo central continua a descer em direcção aos campos, pastagens e jardim de ervas aromáticas, até chegar ao fim do Parque, onde se situam os antigos estábulos e outras construções rurais.


O Parque encerra à segunda-feira e de terça-feira a sábado funciona das 10h até às 19h. De Outubro a Março, aos fins-de-semana e feriados, o Parque está aberto das 10h às 19h. De Abril a Setembro, o Parque funciona das 10h às 20h, aos sábados, domingos e feriados.

Para aquisição do bilhete, o público deve dirigir-se à bilheteira do Museu de Arte Contemporânea. Os itinerários de passeio na paisagem de Serralves iniciam-se sempre a partir do edifício do Museu de Arte Contemporânea. Aqui ficam algumas sugestões:

Itinerário 1: Atravessando o Arboreto Serralves, passa-se pelo Parterre lateral, atravessa-se Parterre central em direcção ao lago e, deste, caminha-se até à quinta. A partir da zona da quinta pode seguir-se em direcção ao Jardim de plantas aromáticas e medicinais e, deste, pode retornar-se à entrada do edifício do Museu, seguindo ao longo do muro, no limite noroeste da Mata e contornando a nordeste o edifício do Museu. (duração: 60 minutos)

Itinerário 2: Caminhando pela Alameda de Liquidambares chega-se à Casa de Serralves. Depois de observar o Parterre lateral, caminhar para o Parterre central e observá-lo a partir da Casa de Fresco. Atravessar o Parterre central até ao lago e deste caminhar para a quinta. A partir da zona da quinta pode caminhar-se em direcção ao Jardim de plantas aromáticas e medicinais, deste, seguir ao longo do muro, no limite noroeste da Mata, atravessando parte da zona da Mata e entrando na zona do Court de Ténis e Casa de Chá. Daqui pode seguir em direcção ao Jardim do Relógio de Sol, passar pelo Roseiral e dirigir-se à saída. (duração 90 minutos)

Itinerário 3: Caminhando pela Alameda de Liquidambares chega-se à Casa de Serralves. Depois de observar o Parterre lateral deve continuar o percurso para Este na direcção do Jardim das cameleiras e do Arboreto século XIX, a partir do qual pode descer até à zona do lago. Da zona do lago, seguir em direcção à quinta. A partir da zona da quinta pode caminhar-se em direcção ao Jardim de plantas aromáticas e medicinais e deste, seguindo ao longo do muro, pode descer-se para o caminho que liga à zona do lago para daqui se seguir em direcção ao limite Sul do Parterre central. Depois de atravessar o Parterre central e caminhando na sua álea Este pode entrar-se na zona da Casa de Chá e do Court de Ténis ou seguir para o Jardim do Relógio de Sol, a partir do qual se entra no espaço do Roseiral. Deste pode seguir-se em direcção à Alameda de Liquidambares e seguir para o Arboreto Serralves, voltando novamente à Alameda de Liquidambares, a partir da qual se chega à saída. (duração: 90 minutos)

* Itinerários disponíveis no site de turismo da Câmara Municipal do Porto

You Might Also Like

7 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue