Hoje deixo-vos uma dica turística...

06:40

Nas férias do Natal, tive a oportunidade de visitar a antiga escola primária de Paçó de Rio Frio (uma aldeia do concelho de Bragança), transformada recentemente num museu rural. É neste espaço que a população reuniu objectos usados no quotidiano rural.

A sala do museu está dividida em secções, por exemplo: uma destinada às alfaias agrícolas, outra dedicada à produção vinícola, outra à produção caseira do pão. Há ainda uma secção que incluiu objectos de cozinha e outra que exibe diversos objectos que, por uma ou outra razão, não se enquadram nas anteriores. A confecção têxtil também não foi esquecida e, por isso, há uma sala do "linho", onde se pode admirar um exemplar cada vez mais raro: um tear. Cada secção disponibiliza, aos visitantes, informações (convenientemente afixadas) que devem ser lidas para melhor perceber a utilidade de cada instrumento.

A entrada é gratuita, portanto aproveitem para espreitar o que os mais velhos nos legam com tanto gosto. Porque este museu é um repositório de velhas memórias, resta-me elogiar os responsáveis pelo trabalho que desenvolveram para preservar essas mesmas memórias e garantir que elas perdurem no tempo, de forma a que as gerações vindouras possam conhecer os objectos de antigamente.

You Might Also Like

2 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue