Depois da chuva, o arco-íris

07:38

"Fenómeno atmosférico que se observa, às vezes, no lado oposto ao do Sol, quando chove, e que consiste na formação de um grupo de arcos concêntricos onde se escalonam as cores do espectro solar, devido a fenómenos de refracção e reflexão dos raios solares nas gotas de água da atmosfera". É assim que o dicionário define arco-íris. Contudo, no post de hoje, será abordada outra perspectiva do arco-íris: a sua simbologia.

Na Bíblia, o arco-íris aparece relatado como uma aliança entre Deus e os Homens: «E Deus acrescentou: "Este é o sinal da aliança que faço convosco, com todos os seres vivos que vos rodeiam e com as demais gerações futuras: coloquei o Meu arco nas nuvens para que seja o sinal da aliança entre Mim e a Terra" (Gn 9,12-14)» Muitos outros povos viam o arco-íris como manifestação da bondade divina. O arco-íris é usado pela simbologia religiosa de vários povos (na Escandinávia, África, América, China e Japão).

No Japão, o arco-íris é uma ponte flutuante no céu, a escada de sete cores pela qual Buda desce do céu, no Tibete. Os Pigmeus acreditam que o arco-íris é um meio utilizado por Deus, para se relacionar com eles. Na China, a união das cinco cores atribuídas ao arco-íris, é a do Yin e do Yang.

De acordo com a mitologia grega, o arco-íris aparecia sempre que Íris - uma linda virgem com asas e mantos de cores brilhantes - transmitia as mensagens divinas de Zeus à raça humana, deixando, no céu, um rasto multicolor. Assim, a deusa Íris é a personificação do arco-íris e a mensageira dos deuses para os homens, uma vez que o arco-íris une o céu à terra.

Também nas culturas não europeias, o
arco-íris é visto como uma ponte que estabelece a ligação entre dois mundos e como um caminho que conduz o Homem da Terra ao Céu. Para o esoterismo islâmico, as sete cores do arco-íris representam as qualidades divinas e a forma como elas se reflectem no universo, enquanto na Índia e na Mesopotâmia são relacionadas com os sete céus.

Uns consideram o arco-íris como portador de boas notícias e acontecimentos felizes, outras acham que o arco-íris é o anunciador de perturbações na harmonia do universo. Para os habitantes das montanhas do Vietname do Sul, a aparição de um arco-íris significa que as relações entre o Céu e a Terra não são as melhores e implicam doença e morte. Para os Incas, o arco-íris está representado na coroa de penas de Illapa - deus do Trovão e das Chuvas. Para os Chibchas (povo da Colômbia), o surgimento do arco-íris era considerado um símbolo de bons augúrios e era relacionado com uma divindade protectora das mulheres grávidas. Na Ásia Central existe uma crença que preconiza que o arco-íris aspira a água dos rios e dos lagos, podendo, às vezes, levar os homens da terra.

Tradicionalmente, são indicadas sete cores no arco-íris (do exterior para o interior): vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Na verdade, não são só sete cores – trata-se de uma infinidade de cores em variação contínua, desde o vermelho até ao violeta. É toda esta gama de cores que, quando combinada, forma a luz branca.

You Might Also Like

0 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue