Seguranças frágeis

02:06

Sei que te assusta a minha segurança e que ficas com medo de nunca estar à altura. Mas isso é completamente infundado. Eu construí a minha segurança com base em todas as fraquezas que já me habitaram e às quais tive que sobreviver. Lutei contra elas, descobrindo forças e motivações que não julgava possuir.

A força de cada um não se mede por comparação com a força de outra pessoa que nos é próxima ou que é o nosso modelo inspirador. A força de cada um mede-se pelo máximo de situações na vida que nos obrigam a aplicá-la para fazer face aos problemas, decepções, frustrações, derrotas, perdas. Uma pessoa a quem a vida ainda não pregou muitas partidas traiçoeiras, então não lhe podemos exigir um grau de força muito elevado, pois ela ainda não teve oportunidades para descobrir o seu potencial. Esse é talvez o teu caso...

Não tenhas pressa de ser forte. Não queiras deixar de ser fraco, porque fracos continuamos a ser todos os dias, todos nós. Não lutamos por causas necessárias ao progresso da Humanidade, nem sempre fazemos o que está ao nosso alcance para proporcionar o melhor a quem precisa, não dizemos "não" quando toda a gente diz que "sim" só pelo facto de não querermos dar nas vistas por marcar a controvérsia, não empurramos as vezes suficientes a porta que já se fechou, não perseguimos o bem comum da mesma forma persistente e obsessiva com que fazemos em relação aos nossos interesses individuais.

Alberto Sughi

Se hoje sou forte como dizes é porque já aprendi demasiado com as brincadeiras do destino. E, no entanto, a força que há em mim ainda é pouco forte em si mesma, no sentido em que há sempre momentos (embora não tão frequentes como antes) em que me sinto completamente impreparada para lidar com situações desconhecidas. Não queiras comprar a força, ela adquire-se com as nossas fraquezas relativamente ao nosso tempo cronológico, ela vive para além do nosso tempo psicológico, ela está tão fora do nosso alcance que nem a sentimos, à excepção de quando alguém nos leva a precisar de indícios de que não a temos na proporção que essa pessoa imagina.

You Might Also Like

2 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue