Um pouco de piano para os pensamentos perdidos

04:25

A harmonia das notas tocadas, com mestria e sentimento, encontra pensamentos sem bússola. As notas graves fazem estremecer as fragilidades que um dia cheio deixa a descoberto. Observo os desconhecidos à minha volta e escuto o belo do som com que o piano me galanteia.

Vamos preenchendo os vazios que subsistem em lugares obscuros de nós com muitos nadas, cheios de coisa nenhuma, que agarramos dos dias desprendidos. Fazemos corte ao repúdio pela regularidade das tarefas, mas, na verdade, idolatramo-la com bem menos autenticidade na representação. Qualquer improviso gera tempestades, pois não sabemos lidar com o que escapa ao previamente delineado. Eu não quero agir assim! Dá-me prazer reagir a algo ou a alguém que me surpreende de uma forma espontânea, não formatado pelo pensamento antecipado.

Do rol dos viciados em planeamentos pormenorizados, dos que não admitem o mínimo de espaço para uma qualquer eventualidade não prevista, dos que abominam surpresas pelo medo de não lhes saber resistir, soube perceber o que não queria para mim.

Conheci almas feitas de gelo. Outras que congelaram os sentimentos no contexto em que nasceram. As evoluções que sofreram não constam do diagnóstico, foram simplesmente ignoradas como se não fizesse a menor diferença. Conheci rostos enrugados que eram expressivos por si, dispensavam palavras descritivas das vivências que acumularam. Conheci mãos que sabiam soprar ajuda com um bafo de ternura. Conheci também quem fosse capaz de recusá-la, por capricho e até por orgulho. Conheci olhos humildes e nobres que me ensinaram muito.

Os tons agudos do piano retiram-me da dispersão destes pensamentos avulsos. A iluminação artificial faz-me desejar um corte de electricidade só para assistir à balbúrdia dos olhos que não sabem ver na escuridão inesperada, dos rostos aflitos por causa da anormalidade da situação, das mãos trôpegas em busca de objectos reconhecidos, dos ouvidos surdos à música do piano que me enche a alma.

You Might Also Like

1 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue