No cómodo sofá preto do shopping

09:19

Pela primeira vez senti um centro comercial como um lugar apetecível só para se estar sentado num sofá a ler uma revista, intercalando a leitura com a observação daquilo que se atropela para aparecer no nosso campo de visão.

Pensava que, por aqui, só havia pessoas a saltitar de loja em loja, conversas de saldos e marcas, banalidades de experimentar roupas e desdenhar do preço da etiqueta. Julgava que era só um espaço dos homens feitos cães de guarda, aguardando à porta das lojas em solidariedade para com as necessidades femininas; ou dos adolescentes se amontoarem à porta do cinema à espera da última sessão da tarde, ou dos pais arrastarem os filhos para o parque infantil para fazerem as suas compras descansadinhos.

Mas no lugar de sacos a roçar em mãos gastadoras, de tabuleiros de plástico a bater nas mesas de alumínio, de música comercial que ninguém escuta, há também espaço para pequenas atitudes que descuidamos e não reparamos. Hoje, aqui, neste sofá preto, leio e paro para reparar nessa outra realidade do shopping.

À minha frente, a mãe tira o bebé do carrinho e embala-o em atenção. Senta-o na perna, segura-o, mima-o. Ao meu lado esquerdo, quase sem dar por isso, uma emigrante partilha com um provável conhecido no momento o porquê de não querer regressar ao país de origem. O senhor escuta-a, aconselha-a e partilha a sua experiência.

De repente, duas miúdas, com uns sete anos se tanto, assaltam a minha mesa e captam a minha atenção. Roubam-me os papéis de publicidade colocados na mesa à minha frente e riem-se para mim, depois entre elas. Um riso em jeito de retribuição por não correr atrás delas a reclamar.

Volto a olhar o bebé. Ri. De uma forma pura. Desvio para a emigrante. Ar menos carregado. Esboça um sorriso cansado, mas um sorriso. O seu interlocutor está de costas, creio que para salvaguardar a identidade de quem ajuda sem querer. Interrogo-me se a minha própria leitura não ficará agora bem mais enriquecida… Certamente que a do shopping sim!

You Might Also Like

1 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue