Materialidades

19:05

Guarda-o bem. Só para ti. Não julgues que com ele vais comprar o afecto sincero que te falta. Junta-lhe ainda o estatuto e a fama que outros te reconhecem. Nunca sairás do sítio, porque carregas esse tesouro desvalorizado.

O dinheiro pode satisfazer muitas das tuas necessidades, concretizar com muita facilidade os teus desejos mais extravagantes, mas torna-te amorfo, triste e frívolo. Já não sabes brincar com os sonhos, porque perdeste a capacidade de te surpreender.



Não podes comprar a sinceridade nem a amizade. Não podes comprar a confiança nem uma companhia desinteressada. Não podes vender as palavras nem fazer saldos dos teus sentimentos.

Infelizmente, vives rodeado de quem se vende, de quem se deixa deslumbrar pelo facilitismo e abandona o que tem para se deixar levar pela ilusão, pelo efémero, por um falso seguro de vida que, por vezes, ofereces.

Contudo, meu caro, a boa educação adquire-se por força do hábito. Antes de se exigir, o respeito tem que se conquistar. A alegria que gostarias de ter não se transfere, proporciona-se.

Soubesses tu querer e lutar, diariamente, por uma existência digna e autêntica, sem políticas orçamentais que aumentem taxativamente as importações de coisas que são gratuitas e diminuem as exportações de nós próprios.

You Might Also Like

0 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue