Já lá vão duas décadas de existência!

07:26

Hoje é o dia do meu aniversário. É verdade, completo 20 anitos…

O tempo flui inexoravelmente sem nos apercebermos ao certo do quanto tudo o que nele acontece é fugaz e breve, mas o que importa é que o que vai acontecendo, ao longo do tempo, seja marcante e significativo para nós. Neste dia é justo fazer um brinde à Vida (de preferência com champanhe e na melhor companhia possível), em sinal de reconhecimento por tudo aquilo que já me aconteceu.

Grande parte daquilo que nos faz sentir felizes deve-se às pessoas que, de algum modo, acabam por entrar na nossa vida, seja de forma inesperada ou por força das circunstâncias, e que dificilmente saem. São essas pessoas que queremos preservar para todo o sempre, são essas pessoas que contribuem para o sentido da nossa existência, tornando-a gratificante e autêntica.

Como a amizade é, para mim, algo do mais sublime e grandioso que existe e, como não podia deixar de homenagear Einstein (já que fazia anos exactamente hoje), encontrei estas palavras:

É porque acredito na verdadeira amizade que continuo a ter esperança que, por mais que o silêncio se tenha instalado entre nós, de forma permanente ou intervalada, a amizade se mantém e acabará por vingar, fazendo-nos renascer um para o outro. Não devemos perseguir os erros e as falhas dos outros, devemos deixar o orgulho de lado e saber pedir desculpa no momento oportuno, restaurando o diálogo e tudo aquilo que se julgou perdido.
O tempo pode passar, a distância pode afastar-nos (porque acaba sempre por fazê-lo de alguma forma), mas permanecerá sempre a beleza do sentimento que nos uniu. A Amizade é uma “construção” que nos faz sentir vivos, úteis e de bem connosco e com o mundo, é o hino à verdadeira essência da Vida. E nós nunca nos esqueceremos dos amigos, é simplesmente impossível, porque os gravámos no suporte mais imperecível do mundo: o coração.
Por fim, os milagres acontecem, ou resta-me acreditar que sim… Cada dia é um milagre, na medida que nos é dada a possibilidade de fazer dele algo único e inesquecível. Contudo, nessa tarefa não estamos sozinhos e precisamos de alguém por perto, que goste de nós e que o demonstre numa palavra, num abraço, num olhar, etc…

Depois deste discurso improvisado, vou passar aos agradecimentos (não vou referir nomes, pois considero desnecessário, acredito que vocês sabem ler nas entrelinhas (ou pelo menos espero que saibam), mesmo que não saibam, de certeza que se vão identificar com algo que vão ler).
Gostava de poder agradecer o carinho de todos aqueles que me conhecem, mas não há melhor forma de agradecimento do que retribuir (e eu tento fazer o meu melhor!). A todos aqueles que se cruzaram comigo nas encruzilhadas da vida; àqueles que nos fazem sentir especiais e únicos de cada vez que partilham um sorriso; àqueles que com um olhar conseguem aceder às profundezas da nossa alma; àqueles que estão sempre connosco, que são os verdadeiros companheiros de estrada; àqueles que mesmo longe se lembram que a amizade permanece, apesar do tempo e da distância abalarem a cumplicidade, porque a verdadeira amizade persiste acima de todas as coisas; àqueles que me ajudaram a chegar onde quis e, também, aos que dificultaram, a eles devo a capacidade de encontrar alternativas; àqueles com quem discuti e depois entrámos em consensos inconformados, porque fazem com que ponha à prova o meu poder de argumentação; àqueles que jogaram futebol, basquetebol ou voleibol, algures no tempo, e me fizeram manter a minha boa forma física; àqueles que me proporcionaram momentos mágicos; àqueles que comigo passearam no jardim de uma qualquer cidade; àqueles que correram atrás dos sonhos, porque temos a mesma ideologia; àqueles que enfrentam as adversidades, caem e se levantam e, na volta, obtêm o prémio máximo: vencem ao conquistar a dignidade, esses são verdadeiros exemplos de força e coragem; àqueles que me propiciaram conversas agradáveis durante horas; àqueles que repudiam tudo o que seja fútil e mesquinho; àqueles que são contra as injustiças e todas as formas de favorecimento ilícito e não as calam; àqueles que revelam a sinceridade dos seus sentimentos sem mecanismos de auto-defesa; àqueles que provocaram momentos hilariantes em aulas divertidas e, sobretudo, “didácticas”; àqueles que ainda se lembrem de algumas noites especiais; a todos aqueles que me ajudaram a somar alegrias à minha história; aos que me fizeram sofrer, pois foi graças a eles que aprendi a valorizar o que realmente interessa, que me obrigaram a crescer e contribuíram para ganhar maturidade; a todos aqueles que estiveram e estão sempre disponíveis 24 horas por dia, 365 dias do ano… é a todas estas pessoas (família, amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos) que devo grande parte daquilo que sou. É a elas que tenho que deixar o meu obrigado!

Vou transcrever parte do postal que me escreveram: “Neste mundo cheio de alta tecnologia, com a internet, os computadores, os telemóveis e afins, tornou-se vulgar comunicar por via electrónica (e-mail, net meeting, sms, msn, fax, e-card, etc., etc.) Mas nada dá mais prazer que uma divertida noite ao vivo, na companhia de bons amigos!”. Não posso deixar de concordar com isto; de facto, as novas tecnologias não substituem a presença. Gostei muito das mensagens que recebi até agora no meu telemóvel, espero receber mais alguns e-mails (que permitem dizer algo mais do que a sms) na minha caixa de correio electrónico, mas acima de tudo adorei que se tivessem lembrado do meu aniversário e que me tivessem dito coisas tão bonitas!
Porém, a realidade virtual faz com que conheçamos pessoas simpáticas (algumas!) e possibilita manter o contacto com pessoas que já conhecemos e que passamos a conhecer melhor. Portanto, os meus amigos virtuais também merecem ser incluídos na minha lista de agradecimentos. E quando refiro amigos virtuais não posso englobar as pessoas que conheci através da internet e que passaram para a realidade. Foi dessa forma que descobri pessoas interessantes e que sei que vou preservar para o resto da vida. É óbvio, que me resta agradecer a todos os visitantes e comentadores deste espaço.

Ah! Para aqueles que pensam que a época teenager acabou, desenganem-se porque os anos de irreverência ainda mal começaram. Hoje é apenas o primeiro dia!

P.S.: Aproveito para deixar os meus parabéns e votos de felicidade para a Andreia e para todas as pessoas que comemoram hoje o seu aniversário!

You Might Also Like

6 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue