Aquilo que a fotografia não capta: os sorrisos naturais

07:23

Hoje apeteceu-me postar as fotos tiradas no primeiro dia do mês passado e, também, alargar a discussão que atormentou os nossos espíritos nessa incursão aos jardins do Palácio de Cristal, no Porto.

Entre vários temas de uma conversa de algumas horas fugidias, a grande questão foi: “serão os sorrisos naturais fotografáveis?!”. Tenho a dizer-vos que não chegámos a nenhum consenso, porque dificilmente alguma de nós cede nas suas convicções (e ainda bem!). A Catarina defendia que os sorrisos naturais eram fotografáveis, eu e a Liliana tínhamos uma opinião discordante.

Eu continuo a defender que um sorriso natural é muito improvável de ser fotografado. A naturalidade, força, vivacidade e beleza de um sorriso são atributos que, dificilmente, são retratados com fidedignidade ao real. Talvez nem 5 ou 6 fotografias tiradas, ao mesmo tempo, de diferentes ângulos, logo com várias perspectivas, conseguiriam captar um sorriso natural.

Eu e Liliana, num trabalho de publicidade aos nossos kispos, apresentando a colecção de uns estilistas promissores que sabem escolher os melhores modelos. Note-se que estes sorrisos não são naturais, mas propositados (tínhamos que ter em mente os valores milionários do contrato publicitário).

Aqui quem apanhou um sorriso natural à Catarina fui eu! Isto considerando que todos os sorrisos dela são naturais e, por isso, captados pela máquina fotográfica. Nesta foto, a Catarina foi “vítima” da sua própria teoria!

Novamente eu e a Liliana, mas aqui num momento de boa disposição (já não me lembro o motivo… Provavelmente alguma piada engraçada ou se calhar sem motivo). A Catarina não perdeu a oportunidade para “apanhar” um fragmento dos nossos sorrisos naturais (talvez tenha conseguido…). Esta fotografia é o resultado e vale pela qualidade artística.

Por fim, consegui captar um sorriso simulado à Catarina e à Liliana. O que serviu para provar que os sorrisos naturais não se fotografam com outra máquina se não com a máquina ao serviço do sentimento.

Não quero com esta posição desvalorizar a importância das fotografias. Estas fotografias (ou quaisquer outras) testemunham circunstâncias que, posteriormente, nos “transportam” para o contexto em que foram tiradas. De facto, “sem a fotografia a nossa experiência do mundo circundante limitar-se-ia àquilo que está ao alcance dos nossos olhos”.

Embora haja, tendencialmente, uma atitude de artificialismo (por exemplo: poses anti-naturais, sorrisos forçados, expressões corporais moldadas, etc.) perante uma objectiva, com a finalidade de “ficar bem” na fotografia, é inegável o valor documental da mesma.
Neste contexto posso aplicar estas interrogações de Fernando Pessoa (in “Livro do Desassossego por Bernardo Soares”) para que reflictam sobre elas: “Que verdade é esta que uma película não erra? Que certeza é esta que uma lente fria documenta?”

Para terminar, acredito que essa primeira tarde solarenga de Março ficará nas nossas memórias como uma lembrança agradável, à qual vamos regressar em “dias cinzentos”.

You Might Also Like

6 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue