“No fim recorda-se o princípio.”

12:28

Esta foi uma das frases do filme “Mr e Mrs Smith” sobre a qual fiquei a pensar alguns momentos, mesmo depois da sessão ter terminado. O filme tem naturalmente muitos exageros, mas por detrás esconde temas q.b. interessantes.
A verdade é que de cada vez que se termina algo, seja uma tarefa, seja uma conversa, seja uma relação, pensamos no princípio… Há muito tempo atrás, li uma citação de Pablo Picasso que dizia, mais ou menos isto: bom, bom é realmente o início porque a partir desse momento caminhamos para o fim.
Quando ouvi uma das personagens do filme proferir “no fim recorda-se o princípio” lembrei-me destas palavras de Picasso, porque ambas confluem na mesma verdade empírica. Quando chegamos ao fim, lembramo-nos do difícil que foi começar, dos obstáculos que tivemos que atravessar, dos esforços que tivemos que despender, das alegrias que fomos retirando.
Pelo menos a mim, a nostalgia visita-me de cada vez que estou prestes a concluir algo, a tomar uma decisão de ruptura. Talvez por isso no início demore algum tempo (o necessário!) a ponderar os prós e os contras de fazer desta ou daquela maneira. No entanto, não há uma melhor maneira de começar as coisas, por vezes nem de as terminar… Para quem não viu o filme, sugiro!

You Might Also Like

4 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue