Especialmente para jornalistas (formados ou em formação)

07:22

Hoje, em navegação pelo mundo da Internet, fui encontrar um texto intitulado "Acesso à profissão: a formação e os estágios", do qual passo a transcrever alguns excertos.

«Segundo as últimas estimativas há cerca de três dezenas de cursos pelo país inteiro que preparam os alunos (também) para a função de jornalistas. (...) o primeiro erro é o facto de estes cursos serem feitos para permitir saídas profissionais como o jornalismo e o marketing o que, de acordo com o código deontológico da profissão aqui em causa, são profissões incompatíveis. O que quer dizer que o programa curricular não está absolutamente adaptado à futura função. Apenas um exemplo: nenhum dos cursos tem mais do que um semestre ligado à Língua Portuguesa. E então temos licenciados que não sabem a diferença entre conselho com s e concelho com c. Quem não sabe português não pode comunicar correctamente, seja em rádio, televisão ou jornais - isto parece básico. Mas nos cursos universitários não é. Entretanto, disciplinas como semiótica da comunicação são frequentes. Para quê, se os alunos não dominam sequer os sujeitos da comunicação - as palavras?

Em segundo lugar, a imagem de jornalista que passa para o público, e logo para os candidatos à profissão, é completamente errada. O dia-a-dia do jornalista não é feito de manchetes, de grandes entrevistas ou de artigos de opinião em que se pode até criticar o Presidente da República. A batalha diária é ouvir com humildade e paciência toda a espécie de gente: o homem do talho que presenciou o crime, o cientista que explica uma teoria, o político que envia recados indirectos ou o psicopata que se sente perseguido pelo vizinho. A todos é preciso ouvir com atenção e distinguir quando é que estamos em presença de uma notícia. E em caso afirmativo, passá-la para o grande público com fidelidade.

E para isto muitas capacidades são necessárias. A primeira, tal como outras profissões (...), é a paixão. Ninguém aguenta ser médico ou jornalista a vida inteira se não tiver uma paixão pelo que faz. Porque os sacrifícios e a dedicação necessários exigem paixão. Mas não só: a sensibilidade para se fazer bem não está ligada à posse de um diploma. Está ligado ao chamado jeito ou queda ou feeling. (...) As outras capacidades podem ser aprendidas nos bancos de uma faculdade: cultura geral, facilidade de expressão. Embora não seja isso que, de facto, se ensina.

Quero com isto dizer que todos, candidatos à profissão e profissionais, são vítimas de um mercado que quer vender cursos, apenas. Os candidatos, mais do que aqueles que a sociedade tem capacidade para absorver, deparam-se com estágios concedidos por favor em que nada ganham a não ser uma despedida ao fim de três meses. E os profissionais, a quem cabe dar formação prática aos mais novos, desesperam por ter de ensinar gramática, mais a composição do Governo e ainda explicar o facto que é notícia a um estagiário que já tem um diploma de licenciatura. Em quê? Em jornalismo, não é de certeza, pensam eles.

Desculpem, para mim, está tudo mal. Era melhor começar do princípio. Aprender português, saber as leis com que nos cosemos, distinguir as organizações internacionais umas das outras e saber como se elege um presidente de uma câmara. Explicar como a profissão de jornalista é não ter horários, nem feriados, é estar atento 24 horas por dia, é ouvir humildemente qualquer maluco que se acha com razão, escrever uma notícia com verdades e ser odiado por isso. Para no fim do mês, receber um ordenado que não compensa nada disto. E a verdade é: quem não está disposto a tanto, pode esquecer a ambição de ser jornalista.» (Paula Joyce)

Infelizmente, esta é a realidade que temos... Sujeita à mudança como qualquer outra coisa. No entanto, neste caso, esperemos que seja para melhor e o mais breve possível.

You Might Also Like

1 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue