“A vida está aqui, à nossa frente, na direcção do sol-nascente!...”

16:34

A vida não está só à nossa frente, também está atrás de nós. Não podemos olhar na direcção do sol nascente e esquecer o pôr-do-sol que o antecedeu. É incompreensível como alguém pode esquecer as suas origens, perder a humildade, mostrar-se imponente e poderoso. É legítimo não lembrar o passado para poder seguir em frente. É essencial avançar sem olhar para trás quando o que está para trás nos impele a que recuemos. Porém, não é de todo absurdo dar uma olhadela para trás para ver onde erramos e o que não sonhámos para agora, rumo ao futuro, podermos fazer as coisas de outra maneira.
Poucas são as vezes que assistimos ao nascer do sol, nessa altura, geralmente estamos a dormir as últimas horas que nos restam antes de recomeçarmos a rotina de mais um dia. Das poucas vezes que isso acontece é porque ou acordámos muito cedo, por força de uma qualquer circunstância, ou porque ainda não nos deitámos. No entanto, quando li esta frase, lembrei-me que é a nossa vida é limitada apenas pelos nossos sonhos sedentos de infinito e visionários do que não existe mas que não tardará a existir por força do nosso desejo íntimo.
Quando nascemos temos todas as possibilidades para fazer da nossa existência algo útil e digno. À medida que as contrariedades surgem como obstáculos à realização da nossa vontade, vamos esmorecendo em ânimo, em vitalidade, para cedermos a algumas formas fáceis de obter o que nos faz falta e que, simultaneamente, faz da nossa existência algo indigno e vergonhoso.
É preciso coragem para entender que a vida se estende para nós na direcção do horizonte onde se desenha a cada nova manhã um sol brilhante, mesmo que o seu fulgor seja menor em dias nebulosos, ele continua lá para nos motivar a seguir em frente com os nossos ideais, a pugnar por uma liberdade frágil, a lutar por manter um equilíbrio na corda bamba.

You Might Also Like

3 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue