“Não há nada no mundo mais constante que a própria inconstância”

16:00

Se há coisa que me perturba ainda hoje é a incoerência do comportamento humano e a espontaneidade que há nele. Nunca percebi e acho que prefiro nem perceber como é que as pessoas podem ser tão incoerentes em atitudes, sentimentos e discursos. E o que mais me espanta é a naturalidade com que assumem isso.

Dispenso de boa vontade pessoas incoerentes, discursos incoerentes, percursos incoerentes, vidas incoerentes. Sim, gosto da estabilidade, contudo isso não implica que não aprecie coisas imprevisíveis, mas dentro do panorama da congruência. Agora, para mim, é censurável comportamentos e, sobretudo, atitudes inconstantes de certas pessoas que até pautam a sua conduta por valores contraditórios àquilo que acabam por fazer.

O que mais me impressiona é como de repente se muda de sentimentos em relação a uma pessoa, como a opinião é volúvel, como as convicções são caducas, como as lembranças são desconexas e convocadas para o presente quando é mais conveniente. Mete-me confusão que realmente haja tanta inconstância constantemente.

You Might Also Like

4 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue