Sonoridades eruditas

10:19

Dedos pequenos e finos percorrem as cordas equidistantes e alinhadas na vertical. O primor dos compassos acertados mistura-se com os gestos delicados. Com elegância sublinha a dimensão do instrumento que toca de forma sentida. O rosto descobre-se contraído, reflexo de uma concentração treinada. A música que faz nascer ecoa pelo espaço, intimidando o público, relegando-o para estados de introspecção.

Isto é apenas um apontamento do que, ontem, tive oportunidade de presenciar no Museu do Douro, no Peso da Régua. Por isso, deixo uma proposta diferente para o serão de hoje.

O Museu do Imaginário, em Tabuaço, vai receber o dueto de harpa e flauta transversal no âmbito da iniciativa "Música no Museu". O objectivo passa por promover seis concertos de música clássica pela região duriense. Daí que amanhã, dia 24, o dueto volte a actuar num outro palco: o Museu de Lamego.

A iniciativa conta com a participação de músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa e, em Novembro, será a vez de um dueto de violinos levar música até ao Museu do Pão e do Vinho, em Favaios, ao Convento de S. Filipe de Néri, em Freixo de Espada à Cinta, e à Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa.

O início de todos espectáculos está agendado para as 20h30 e a entrada é livre. 

(imagem retirada da Internet)

You Might Also Like

0 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue