No vão de outrora

13:18

As paredes foram erguidas por outros que já não privam connosco, mas as renovações e os fortalecimentos ficaram por nossa conta. Os esforços e as recompensas sempre foram divididos a quatro e há nisso algo de inalienável.

Soube-me particularmente bem ficar por aqui, até ao apagar das últimas brasas. Hoje dispensámos a tradicional torrada, mas não a bebida. Esses pequenos rituais, que não passam desta porta, que não estão abertos a mais ninguém, são o nosso melhor património, aquele que nem valorizamos a maioria das vezes até nos fazer falta.

Falámos de situações diversas, recuperámos algumas histórias, rimos em uníssono. Foi mesmo bom voltar e não posso ficar indiferente aos gestos que, às vezes, se me assomam como um cuidado extremado e desproporcionado. Quase como se fôssemos eternamente aprendizes no acto de caminhar, sempre amparados por braços próximos.

Talvez, aos seus olhos, nunca deixemos de o ser. E deve ser difícil aceitar que já não precisamos mais do que uma mão pontual. Nesta surpresa preparada, com o máximo de carinho e dedicação, não tenho como não ficar agradecida por tudo aquilo que sou incapaz de enumerar.

Colocaram-se molduras novas em fotos antigas, em que os sorrisos eram largos e inocentes, em que os olhos ainda não tinham chorado sem ver cair lágrimas. Há objectos novos, com ar de modernidade, que me fazem sentir bem e ao mesmo tempo com medo do que eles representam.


É como se, de repente, alguns espaços tivessem acompanhado o nosso crescimento. Tal como nós que tenham envelhecido. Perderam-se os bonecos nos cortinados e os brinquedos foram encostados no canto. Há um ar demasiado adulto, que se traduz nalguma confusão cá dentro.

Sempre gostei das coexistências, de colocar no mesmo espaço fragmentos de várias etapas da vida, certa de que assim simbolizaria o que fui e onde me encontraria sempre.

Há a preocupação do frio. Mais um cobertor em cima da cama enorme. Agora, a companhia emigrou e talvez só tenha medo de não conseguir conviver com a idade que, para todos os efeitos, tenho sem a sentir. 

You Might Also Like

1 apontamentos

Total de visualizações

Procurar no blogue